0

Módulo I - Introdução aos estudos da Circunferência

Você já se perguntou por que estudar Circunferência? Equação geral, equação reduzida, centro, raio, etc?
Antes de responder às perguntas, devemos saber a que grupo de estudos se enquadra a circunferência. Está dentro da Geometria Analítica, e tem por objetivo unir a álgebra à geometria. Ou seja, é o estudo da geometria utilizando operações associadas a um conjunto de conceitos de um ponto de vista abstrato. Grosseiramente falando, é o estudo da geometria utilizando incógnitas, letras.
Num plano coordenado, ou Plano Cartesiano, estudamos todos os conceitos da Geometria Analítica. Podemos localizar retas, curvas, círculos, ou seja, todos os conceitos fundamentados na ideia primitiva de ponto. É justamente nesse plano cartesiano, e nos pontos, e conjunto de pontos que podem formar qualquer coisa (reta, circunferência, triângulo, etc) que temos nossa resposta à pergunta inicial.
A geometria analítica é a base de grandes campos de estudos matemáticos em dias atuais, mas também é muito utilizadas em atividades não explicitamente matemáticas. Seja na geometria algébrica, física, geometria diferencial, engenharia e outras, ou ainda na vida prática como nos mapas, satélites e no moderno Sistema de Posicionamento Global (GPS), ela está presente.
Utilizamos o sistema de coordenadas para nos localizar, localizar pessoas ou imóveis, tendo por referência um ponto de origem (no qual estamos no momento), os eixos (ruas, avenidas, etc.) e um ponto de chegada (local no qual queremos chegar). Podemos chamar latitude e longitude nos estudos e localização dos mapas de eixos x e y do plano cartesiano.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Sítio: << http://www.infoescola.com/geometria-analitica/ >>. Acessado 09/11/2014 às 18:00hs.

Atividade

O governo dos EUA irá enviar uma bomba ao Estado Islâmico na Síria, especificamente em uma determinada localização, por ter importantes construções. A bomba, chamada MATH-X1, tem um alcance em circunferência num raio de 3km. A imagem mostra um mapa resumido da região, e a bomba irá acertar o alvo (ponto) A. Dessa forma, quais pontos não irão sofrer com a explosão?

Desenhe o mapa, e com a ajuda de um compasso, faça a circunferência referente ao alcance da bomba.

|

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates