0

Módulo IV - Concluindo Prismas

Tema: Geometria métrica espacial: CONCLUINDO PRISMAS
Habilidade: Saber identificar propriedades características, calcular relações métricas fundamentais (comprimentos, áreas e volumes) dos prismas, utilizando-as em diferentes contextos.

1. Assista a vídeo-aula:
Fonte: vestibulandia.com.br

2. Concluindo...

Para calcular a Área Total, devemos ter bastante cuidado. O ideal é observar o prisma planificado ou suas partes; fica mais fácil para pensar como calcular.

Para calcular o volume de qualquer prisma, é sempre V = Ab.H. Assim sendo, a base, se for o quadrado, a área de um quadrado; se for um triângulo equilátero, a área de um triângulo equilátero; etc.

Tem alguns prismas que tem certas propriedades regulares, e por isso tem fórmulas próprias, como por exemplo o Cubo, que tem todas as suas arestas iguais.

a) Exercício resolvido:
(MACK) A área total de um prisma triangular regular cujas arestas são todas congruentes entre si e cujo o volume é 54√3 vale quanto?
RESOLUÇÃO

b) Um prisma reto tem por base um triângulo isósceles de 8cm de base por 3cm de altura. Sabendo que a altura do prisma é igual a 1/3 do perímetro da base, calcule sua área total e o volume.

|

Copyright © 2009 Professor de Matemática All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates